quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ginásios de Esportes

Sede


Capão Grande

Trevo de acesso à Muitos Capões


O Trevo de acesso à Muitos Capões na BR 285 foi inaugurado dia 04 de agosto de 2005.

Capelas dos Distritos de Muitos Capões

1° Distrito - Sede

2° Distrito - Capão Grande
No distrito de Capão Grande a população tem acesso à saúde, educação e transporte. No posto de saúde quatro médicos, uma Técnica de enfermágem e uma dentista prestam atendimento em um intervalo de 15 dias. Além disso também há campanhas de prevenção. A Marlene Santos PInto é a responsável pelo agendamento das consultas, mora há seis anos na comunidade e gosta do que faz. Quatro ônibus transportam os alunos das redondezas para a Escola de Ensino Fundamental. A Escola conta com 08 sala de aulas, Laboratório de Informática, 160 alunos, 16 professores e uma funcionária. No Capão Grande também há um ginásio de esportes.


3° Distrito - Bom Retiro
Lavouras e grãos de um lado da estrada, de outro, extensão de campo com criação de gado. Esta é a realidade que observa-se ao cruzar o distrito de Bom Retiro. Ari da Silva Costa tem 73 anos e lembra que antes de casar, serviu o Exército brasileiro e ajudava seu pai a cuidar do gado. Esta era a prática mais comum nas redondezas. O transporte era feito somente à cavalo. Nos últimos anos a pecuária foi cedendo espaço a produção de grãos. Ari tem hoje um pequeno rebanho bovido e uma área arrendada para plantio de soja. Assim é o interior de Muitos Capões que também é sede da Estação Ecológica do Aracuri. Pesquisadores de todas as partes acampam no local em busca de informações sobre a fauna e a flora, principalmente o Papagaio Charão.


4° Distrito - Fazenda das Laranjeiras
Nas Laranjeiras as famílias trabalham principalmente em dois pomares de maçã que estão localizados no Distrito. Nos finais de semana é comum a disputa de torneios de vaca parada.


5° Distrito - Ituim
A comunidade de Ituim tem um número reduzido de famílias e é muito unida. Ituim é uma região de pequenas propriedades com plantio voltado para subsistência. Rovilio Mondadori mora há mais de 60 anos na Vila Ituim. O seu pai era proprietário de um hotel e de um pequeno estabelecimento comercial. Ele relata que o hotel era parada obrigatória dos tropeiros. A realidade começou a mudar quando foi construída a rede ferroviária. "As cantinas começaram a vender com preços menores" lamenta. Conforme Mondadori, a Vila Ituim chegou a ter mais de 60 famílias que aos poucos foram transferindo-se para a cidade.
Um fenômeno tem sido constatado: algumas famílias estão retornando em busca de qualidade de vida. Rovílio Mondadori é um exemplo pois voltou por que gota do lugar e até por recomendação médica. Além de boas estradas a comunidade tem acesso a energia elétrica e transporte. A Usina do Saltinho entrou em funcionamento na década de 50 com capacidade de geração de 0,9 MW.


6° Distrito - Morro Grande
Possui uma área de 173 Km2, hoje em sua grande maioria ocupada por lavouras de soja, trigo e milho. No passado a criação de gado era a principal atividade econômica do local, com isso muitas pessoas se dedicavam à realização de Tropeadas, transportando o gado até a área de comércio. Muitas pessoas contribuíram para a construção da igreja, inaugurada por volta de 1979. Na comunidade existia uma escola que tinha por nome Dom Frei Vital de Oliveira a qual foi desativada pois os alunos das redondezas foram e são transportados para a escola do Capão Grande onde concluem o Ensino Fundamental.


7° Distrito - Encruzilhada São Sebastião
Distrito que se destaca pela beleza de sua paisagem, possui uma área de 79,3 Km2, território emancipado de Lagoa Vermelha. Região de grandes fazendas no passado, também a pecuária cedeu espaço a agricultura sendo atualmente um grande produtor de trigo, soja e milho bem como de outros cultivares. Neste distrito está localizado um Silo com grande capacidade de armazenagem e secagem de grãos. Encruzilhada no tempo das revoluções, foi palco de combates, existindo na comunidade um marco identificado o local. Um ponto turístico do distrito que convém destacar é a Casa de Pedra, imponente construção, de propriedade do Sr. Antônio Hoffmann Melo, grande fazendeiro da época. Atualmente esta propriedade pertence aos seus familiares.


8° Distrito - Várzea dos Antunes
Com uma área de 103,4 Km2, desponta este distrito, seus lindos campos de uma planura inconfundível, onde se viam no passado grande número de rebanho bovino. Com a evolução dos tempos a agricultura expandiu-se e hoje nos campos varzeados observamos quase sua totalidade ocupados com o cultivo de soja, milho e também de uvas finas, tornando este distrito um grande e importante referencial econômico para o município. Comentando sobre a história local, o Sr. Sebastião Antunes Maciel nos relatou que na década de 40 a Sr. Ambrozina Antunes Pereira esposa do Sr. Acácio Pereira, fez a doação de 5 hectares de terra para que fosse construída uma capela, onde foi introduzido o Divino Espírito Santo, como padroeiro. O nome Várzea dos Antunes além do aspecto geográfico do local se deu devido a ser um reduto da família Antunes, família tradional do município, onde ainda hoje permanecem seus descendentes, procurando manter a memória da Sra. Ambrozina, que demonstrou generosidade e preocupação com o bem estar e a religiosidade de todos, deixando um legado de história a toda a comunidade.


9° Distrito - Santa Rita
Na comunidade de Santa Rita encontra-se pela primeira vez o plantio de hortifrutigranjeiros em grande quantidade (em torno de 200 hectares). A família Forlin há quatro anos deixou Nova Roma do Sul e encontrou em Muitos Capões uma área ideal para plantar cenoura e beterraba. Pedro Forlin acrescenta que recentemente também iniciou uma lavoura de moranga. Toda a produção está sendo comercializada no CEASA em Porto Alegre. A lavagem e a classificação dos hortifrutigranjeiros são realizadas em Nova Roma do Sul.

Câmara Municipal de Vereadores


Parque Municipal Hugo Teixeira de Lemos


terça-feira, 23 de setembro de 2008

Muitos Capões

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Economia

O município é baseado no setor de Agropecuária.
Tem como principais produtos na área cultivada:
Milho, soja, trigo, aveia, cevada, alho e batata.
Também se destaca na criação de gado.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Estação Ecológica do Aracuri

A Estação Ecológica do Aracuri foi criada para preservar ecossistemas com Araucárias e para a continuidade do Papagaio Charão.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Tornado

No dia 29 de agosto de 2005 se bateu na cidade um tornado deixando várias pessoas desabrigadas e algumas feridas.
Várias pessoas ajudaram e abrigaram todas as pessoas que tiveram suas casas destruídas.
Em pouco tempo as casas estavam prontas e todos puderam voltar para casa.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Histórico

Muitos Capões tem uma área de 1.200 Km, sendo 75% com condições para a agricultura. A economia é baseada no setor agropecuário destacando-se a soja como principal atividade. A área plantada com a oleoginosa pe de aproximadamente 35 mil hectares. No entanto, a atividade pioneira no município foi a pecuária. Aos poucos está cedendo espaço para as lavouras. Três armazéns graneleiros comerciais e 12 particulares estão instalados em Muitos Capões.
A partir de 1995, o município começou a escrever uma nova história: no dia primeiro de outubro foi emancipado.
Na sede do Município há duas escolas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Guagnini, que atende 170 crianças estudando na educação infantil e no ensino fundamental.
Tem como diretora a professora Cíntia Barreto Magro Lucchese apoiada por um corpo docente composto por 01 supervisora, 12 professoras, 01 coordenadora de creche, 03 atendentes de creche, 03 cozinheiras, 04 serventes, 01 nutricinista, 01 fonoaudióloga e 01 psicóloga. A Escola Estadual de Ensino Médio Dom Frei Vital de Oliveira atende cerca de 335 alunos nas modalidades fundamental e médio, sob a direção da professora Estela Maris Rodrigues, contando com 40 professores e 04 funcionários.